segunda-feira, 2 de junho de 2014

Seu instrumento por dentro e por fora

Continuando nosso post anterior sobre as partes do violão (Partes do Violão), vamos falar um pouco mais sobre o assunto, mostrando como é importante também a limpeza e higiene do instrumento.

Como podemos ver na imagem ao lado, o violão possui uma série de barras dentro dele, fixadas principalmente no tampão superior. Essas barras são feitas de madeira e coladas no tampão superior e inferior e, em alguns casos, laterais também.
São chamadas de Barras Harmônicas, e são assim chamadas pois são elas que na verdade produzem o som.
Quando tocamos uma corda, ela vibra, essa vibração é recebida pelo rastilho, transmitida ao cavalete e, através deste, ecoa dentro da caixa acústica do violão, o que faz com que as barras harmônicas vibrem e criem mais eco. Nesse processo o som cria sua forma até sair pelo orifício na frente do violão, a boca do instrumento.
Tanto por dentro quanto por fora, cada peça do violão é importante e merece seus cuidados.
É importante não tocar quando estiver comendo, já que pode cair comida dentro, pela boca do violão, causando o desgaste da cola ou de alguma outra peça.
Limpeza sempre é bom, passar um pano pra tirar a poeira também, mas tem gente de força as cordas tentando limpando em baixo do cavalete, próximo à boca do violão, em baixo das cordas. Não puxe as cordas nem as force em demasia, o cavalete é somente colado e exercendo uma força excessiva nele ele pode descolar, então quando for limpar, passe somente o pano em baixo das cordas, não tente colocar sua mão, ela não cabe.
A mesma coisa pode acontecer se soltarmos as cordas todas de uma única vez, é sempre bom cuidar. O violão é construído para ficar com as cordas esticadas, se deixarmos muito tempo com as cordas frouxas ou sem cordas, pode ser que quando formos colocar cordas novamente ele não suporte a pressão.
Dificilmente essas partes descolam ou geram algum problema de ruido, mas às vezes pode acontecer sim, e se isso acontecer leve a um bom luthier, pois na tentativa de arruma você pode estragar mais ainda.
Cada parte dos instrumentos musicais é importante à sua maneira, ou mais menos, mas sempre existe por algum motivo. Portanto, seja qual for seu instrumento, cuide bem dele, sempre com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário